RPG

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL- RPG

Com visão de que é necessário tratar a causa da patologia musculoesquelética e não apenas o sintoma, o Método Reeducação Postural Global (RPG) é mais uma abordagem da Fisioterapia que permite o tratamento definitivo de diversos problemas e dores que acometem os pacientes. A RPG se baseia no alongamento global dos músculos antigravitacionais (estáticos), que se organizam sob a forma de cadeias musculares de modo que, onde um músculo termina, o outro inicia, funcionando assim como um “empilhamento de blocos”. Então, se um desses blocos desloca, os demais também deverão se mover, na tentativa de manter o corpo em equilíbrio.

O método surgiu na França, em meados da década de 80, e foi criado pelo fisioterapeuta francês Philippe-Emmanuel Souchard, que fundamentou o método baseado em seus profundos conhecimentos de anatomia, cinesiologia e biomecânica. De acordo com a fisioterapeuta Adriana Maciel, o fato de ser um tratamento causal, e não sintomático, é um dos grandes diferenciais da RPG.

O tratamento através da RPG é indicado nas diversas patologias do sistema musculoesquelético, tais como hérnia de disco, lombalgia e lombociatalgia, dores musculares e articulares, cefaleias tensionais, alterações posturais (escoliose, hiperlordose, hipercifose etc), pés planos e cavos, entre outras. Entre os benefícios, o bom alongamento global, melhora do padrão respiratório, melhora do tônus muscular de uma maneira geral e boa consciência corporal.