Fisioterapia obstétrica

Os músculos do assoalho pélvico têm um papel importante no trabalho de parto, para isso a consciência da musculatura perineal é de suma importância.

O aumento do peso sobre esta musculatura durante a gestação vai colocar esta região perineal em teste. Logo, um assoalho pélvico forte irá sustentar o peso dos seus orgãos abdominais e manter esta musculatura saudável após o parto.

O controle da coordenação destes músculos também é importante, esta musculatura deve contrair e relaxar corretamente e o controle entre estes movimentos antagônicos necessitam de uma boa coordenação trabalhada com exercícios voluntários.

Na gestação os exercícios são realizados trabalhando o tempo de sustentação desta força contração, a coordenação deste movimento e o controle de contração da musculatura acessória (abdome, glúteo e coxa) que não deve ser utilizada durante os exercícios.

Uma musculatura pélvica saudável e bem trabalhada pode diminuir o tempo do trabalho de parto, minimizar os efeitos do parto causados nesta musculatura e deixar seu assoalho pélvico recuperado para uma próxima gestação.

 

Andrea A. Bortolazzo

Fisioterapeuta da Clinica Pró Physis

Especialista em Saúde da Mulher e Reabilitação do assoalho pélvico pela Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais (FCMMG).