Bandagem Funcional


BANDAGEM FUNCIONAL

Desenvolvido na década de 70, no Japão, pelo médico quiropata Kenzo Kase, o método visa aliviar a dor, reduzir edemas, pelo fato de melhorar a circulação linfática, gerar maior estabilidade articular e melhorar a contração muscular.

O esparadrapo terapêutico tem 130 a 140% de elasticidade, tecido feito com 100% de algodão, é ativado pelo calor e à prova d´água, não contém látex, permite que a pele respire sem obstrução, possibilita o movimento do corpo normalmente e dura de três a cinco dias na pele após aplicado.

O QUE É?

Segundo o Dr. David Homsi, a Kinesio Taping é uma bandagem terapêutica que promove estímulos sensoriais e mecânicos duradouros e constantes na pele. Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos, através de diversos receptores encontrados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais como o próprio músculo. Pode ser utilizada tanto na prevenção, no tratamento e na reabilitação das lesões. É um recurso terapêutico muito utilizado nas áreas esportiva, musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, entre outras. Existem ainda diversos profissionais veterinários utilizando a técnica em animais, descartando a teoria do efeito psicológico (placebo), que é sugerido por alguns estudos.

 

 

As indicações terapêuticas para a bandagem funcional passam por lombalgias, torcicolos, tendinites, entorses, contratura muscular, paralisia facial, artrose, artrite, fasceíte plantar, hérnia de disco, linfedemas e estiramentos.

Não há absolutamente nenhuma restrição quanto ao uso dela, nem de sexo ou idade e vemos muitos sites e vídeos ensinando colocar as faixas elásticas. Neste caso é necessário ter muito cuidado, pois caso seja usada forma errada, poderá se prejudicar ao invés de obter melhoras. #fikadika

Nossa orientação é que a bandagem seja aplicada por um fisioterapeuta. Na Pró Physis você tem a segurança de realizar esse procedimento com máximo respaldo técnico para que você obtenha os resultados esperados.